Frango à Parmegiana com Molho de Tomate: Receita Fácil e Deliciosa 🍗
Você está procurando uma receita fácil, rápida e deliciosa para o almoço ou o jantar? Então, você vai adorar a receita de frango à parmegiana com molho de tomate que eu vou te ensinar hoje. Essa é uma receita típica da culinária italiana, que consiste em filés de frango empanados, cobertos com queijo e molho de tomate, e gratinados no forno. É uma receita que agrada a toda a família, pois é saborosa, nutritiva e muito versátil. Você pode servir o frango à parmegiana com arroz, salada, macarrão ou o que preferir. Vamos aprender como fazer?
Como fazer frango à parmegiana com molho de tomate: ingredientes e modo de preparo
Para fazer essa receita de frango à parmegiana com molho de tomate, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 4 filés de frango
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 ovos batidos
- 1 xícara de farinha de rosca
- 1/4 de xícara de queijo parmesão ralado
- 4 colheres de sopa de óleo
- 2 xícaras de molho de tomate pronto ou caseiro
- 200 g de queijo muçarela fatiado
O modo de preparo é muito simples. Siga os passos abaixo:
- Tempere os filés de frango com sal e pimenta-do-reino a gosto.
- Em um prato, misture a farinha de rosca com o queijo parmesão ralado.
- Em outro prato, coloque os ovos batidos.
- Passe cada filé de frango primeiro nos ovos e depois na mistura de farinha, pressionando bem para aderir.
- Em uma frigideira grande, aqueça o óleo em fogo médio-alto e frite os filés de frango até dourarem dos dois lados, cerca de 4 minutos por lado. Escorra em papel toalha.
- Em um refratário untado com um pouco de óleo, coloque os filés de frango fritos em uma única camada.
- Cubra cada filé com uma porção generosa de molho de tomate e uma fatia de queijo muçarela.
- Leve ao forno preaquecido a 200°C por cerca de 15 minutos ou até o queijo derreter e borbulhar.
- Retire do forno e sirva em seguida.
O que é frango à parmegiana e por que ele é tão popular?
Frango à parmegiana é um prato originário da Itália, mais especificamente da região da Emília-Romanha, onde é conhecido como “cotoletta alla bolognese”. Ele consiste em um bife fino (de vitela ou frango) empanado, frito e coberto com queijo (parmesão ou muçarela) e molho (de tomate ou bechamel). Ele é gratinado no forno até o queijo derreter e formar uma crosta dourada.
O frango à parmegiana é um prato muito popular no Brasil e em outros países do mundo, pois é fácil de fazer, saboroso e combina bem com vários acompanhamentos. Ele é ideal para servir em ocasiões especiais ou no dia a dia, pois agrada a todos os paladares.
Uma curiosidade sobre o frango à parmegiana
Você sabia que o frango à parmegiana não tem nada a ver com a cidade italiana de Parma? Apesar do nome sugerir uma origem parmesã, o prato foi criado na cidade de Bolonha, na região da Emília-Romanha. O nome “parmegiana” se refere ao queijo parmesão usado na receita original, que era feita com bife de vitela.
No entanto, existem outras versões sobre a origem do prato, que afirmam que ele foi inventado por imigrantes italianos nos Estados Unidos ou na Argentina, que adaptaram a receita tradicional usando frango e queijo muçarela. De qualquer forma, o frango à parmegiana é uma delícia que conquistou o mundo.
Acompanhamentos para o frango à parmegiana com molho de tomate
O frango à parmegiana com molho de tomate é um prato completo e nutritivo, que pode ser servido com diversos acompanhamentos. Aqui estão duas sugestões:
- Arroz branco: um clássico que não tem erro. O arroz branco é simples de fazer e combina muito bem com o molho de tomate do frango. Você pode incrementar o arroz com ervas, alho, cebola ou cenoura ralada para dar mais sabor e cor.
- Salada verde: uma opção leve e refrescante para equilibrar o prato. Uma salada verde pode ser feita com alface, rúcula, agrião, espinafre ou outras folhas de sua preferência. Você pode temperar a salada com azeite, vinagre, limão, sal e pimenta ou usar um molho de sua escolha.
Conclusão
Neste artigo, eu te ensinei como fazer uma receita fácil e deliciosa de frango à parmegiana com molho de tomate, que vai deixar todo mundo com água na boca. Você também aprendeu um pouco sobre a história e a popularidade desse prato, além de algumas dicas de acompanhamentos para torná-lo ainda mais saboroso.
Espero que você tenha gostado deste artigo e que se anime a fazer essa receita em casa. Se você fizer, não se esqueça de me contar como ficou nos comentários. Eu adoraria saber a sua opinião e as suas sugestões. Até a próxima! 😊